Padrão de qualidade do vaso de pressão

Vaso de pressão é um reservatório destinado ao uso dos processos industriais para o armazenamento de fluidos e gases nas indústrias nos mais variados segmentos, como a indústria química, petroquímica, alimentícia, farmacêutica, álcool, usina de açúcar, entre outras que precisam desse equipamento em suas atividades diárias.

Um vaso de pressão é projetado para aguentar com segurança máxima a pressão interna diferente da pressão atmosférica para preservação dos fluidos e gases armazenados, os quais muitas vezes são tóxicos, inflamáveis e até letais.

Os vasos de pressão precisam ser utilizados continuamente, sem parar mesmo para realizar manutenções, pois qualquer interrupção ou falha que ocorrer, pode gerar muitos prejuízos à empresa. E sendo um equipamento de oferece um alto grau de risco, precisa de manutenções antes mesmo de serem usados, quando ainda são novos, e exige constantes inspeções de segurança, e os seus operadores precisam receber treinamento e terem estágio supervisionado para garantir a total segurança durante as suas atividades operacionais, pois qualquer falha pode ocasionar desastres em grandes proporções.

Sendo assim, o fabricante de vaso de pressão precisa ser criterioso em todo o processo produtivo de seus produtos, atendendo todas as normas nacionais e internacionais exigidas, entre elas a NR 13 e a ASME VIII. E todas as inspeções realizadas precisam ser documentadas e caso haja ausência do relatório de inspeção, pode ocasionar em multas.

Os fabricantes têm total responsabilidade em produzir vasos de pressão de forma a atender todas as exigências das normas de segurança para que seus produtos sejam seguros, confiáveis e eficientes. Os fabricantes devem oferecer os seus produtos dentro do padrão de qualidade para que o seu desempenho seja seguro e assim garantir a segurança de seus operadores. 

Para a fabricação de um vaso de pressão, inicialmente deve-se fazer um projeto com todas as especificações, dimensões e atributos que ele deve ter, depois esse projeto deve passar por uma avaliação rigorosa e só depois da sua aprovação que pode ser fabricado, seguindo todas as etapas rigorosamente. 

Postagem criada em: 18/11/2022 - 09:38


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.