Uma fabrica de porta corta fogo em geral desenvolve essas portas, também conhecidas como porta de emergência ou apenas PCF, em dois tipos: as designadas para edifícios residenciais e corporativos, que precisam atender as normas regulamentadoras NBR 11.742, e as portas que são destinadas para serem instaladas nas indústrias e precisam a atender as normas NBR 11.711.

As portas de emergência integram o sistema de segurança contra incêndio e pânico, juntamente com outros equipamentos, e tem a finalidade de impedir a propagação do fogo e da fumaça de um ambiente a outro em um edifício em caso de uma ocorrência de incêndio.

Essas portas de emergência também tem a finalidade de garantir a saída das pessoas em segurança em caso de uma emergência e também garantir o acesso às atividades do Corpo de Bombeiros no edifício.

Elas são uma obrigatoriedade do Corpo de Bombeiros em todo edifício residencial ou corporativo que possua quatro ou mais andares, exceto as residências unifamiliares, e todo empreendimento que tem um grande fluxo de pessoas, como  shoppings centers, cinemas, teatros, igrejas, hospitais, centros comerciais, indústrias, entre outros locais.

Nos edifícios, as portas de emergência são instaladas próximas às escadas, onde tem acesso às câmaras, e devem permanecer fechadas, mas nunca trancadas, e elas possuem uma barra antipânico, que possibilita o destravamento imediato da porta através de uma pressão aplicada na barra, que fica na parte interna da porta, a fim de facilitar a evacuação das pessoas com total segurança.

As portas corta fogo são fabricadas em diversos materiais, mas, geralmente, são desenvolvidas em fibras de lã, cerâmica e aço. Elas possuem classificações que indicam o tempo que pode suportar o calor das chamas, sendo elas: P30, P60, P90 e P120. 

Postagem criada em: 01/03/2023 - 15:47


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.