Casco e Tubos — aplicação em aparelhos

Normalmente equipamentos como refrigeradores, aquecedores e ar condicionado utilizam um equipamento chamado trocador de calor. Esses equipamentos são utilizados para fazer a troca de temperatura entre dois fluidos em temperaturas opostas.

Os trocadores são mais utilizados em grandes indústrias metalúrgicas, petroquímicas, equipamentos de ar condicionado, aquecedores, condensadores e refrigeradores. De acordo com a necessidade e tamanho necessário para ser adaptado no equipamento que irá utilizá-lo.

Existem alguns tipos de trocadores que são os mais utilizados nas indústrias, são eles: casco e tubo, tubular e de placas. Os dois primeiros são feitos, como diz o nome, com tubos em sua formação. Por último, são colocadas placas acopladas em tubos verticais e vedadas por compressão para evitar que os fluidos das trocas térmicas escapem.

Os aparelhos de ar condicionado costumam usar os trocadores casco e tubo em suas permutações térmicas, o fluido quente entra por um canal, enquanto o fluido frio passa por outro fazendo uma troca térmica indireta, onde os fluidos não se misturam.

O tipo casco e tubo são preferíveis por sua rapidez na troca de calor entre os fluidos, sendo um deles passando pela parte externa, o casco, e o outro fluido transita pela parte interna dos tubos.

Para que esses equipamentos de troca de calor sejam feitos é necessário que sejam seguidos protocolos e normas de segurança para garantir que o equipamento seja feito com materiais de qualidade, assim terá mais durabilidade e segurança no seu manuseio e operação, sem ser um risco a todos que entram em contato com eles.

Postagem criada em: 23/03/2022 - 20:59


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.