Qual a função dos vasos de pressão?

Os vasos de pressão são uma categoria de reservatório feito de materiais resistentes para armazenar substâncias líquidas e gasosas, que devem ser acondicionados em pressões diferentes da pressão atmosférica comum, ou que não devem ter contato com o ambiente em que se encontram.

Normalmente os vasos de pressão são encontrados em ambientes de indústrias químicas, petroquímicas, metalúrgicas, siderúrgicas, farmacêuticas, entre outros diversos segmentos, onde armazenam fluidos que são manipulados diariamente na produção dessas indústrias.

Não existe apenas um tipo de vaso de pressão, são diversos modelos de diferentes formas para suprir necessidades distintas. Entre os formatos mais utilizados e conhecidos temos os esféricos e cilíndricos, porém há outros modelos que são utilizados em diferentes ramos da indústria. 

O formato esférico é muito utilizado em petroquímicas, seu formato é ideal para a manipulação dos fluidos mais presentes nesse ramo, enquanto o formato cilíndrico é encontrado com mais facilidade em diversos lugares, pois ele possui versões horizontais, verticais e inclinados, e cada uma desempenha melhores resultados em suas funções. No caso o horizontal é mais comum para fluidos pressurizados, já os verticais são melhores quando o uso da gravidade se faz necessário, e os inclinados quando a função de escoamento é utilizada para os fluidos.

Para a fabricação desses equipamentos é necessário uma equipe de profissionais capacitados e habilitados, além de seguir uma série de protocolos e normas regulamentares durante o processo de fabricação para garantir que o equipamento seja seguro, tenha qualidade e durabilidade, as normas também garantem a segurança das pessoas envolvidas em seu manuseio.

Postagem criada em: 28/03/2022 - 13:07


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.