Tipos de Portas de Segurança Contra Incêndio

Todo edifício, seja residencial ou comercial, e toda área que possui uma grande circulação de pessoas, como em aeroportos, shoppings centers, indústrias, cinemas, teatros, igrejas, centros comerciais, centros de convenções, museus, casas noturnas, escolas e demais localidades similares, precisam contar com um sistema de segurança contra incêndio e pânico para garantir a segurança tanto do empreendimento quanto das pessoas que circulam por ele em caso de uma situação de emergência. 

Um sistema de segurança contra incêndio e pânico conta com diversos equipamentos, entre eles são a porta de emergência corta fogo, extintores, hidrantes, mangueiras, luz de emergência, sinalizadores, rotas de fuga, saída de emergência, entre outros, e todos devem estar em perfeitas condições de uso, precisando de uma vistoria regularmente pelo Corpo de Bombeiros.

As portas corta fogo devem ser instaladas em locais que possuem escadas com acesso a uma câmara, em rotas de fuga ou em saídas de emergência, e as suas dimensões precisam dar acesso a um cadeirante e ter instalada em sua parte interna barras antipânico para facilitar o destravamento das portas sem grandes dificuldades, pois elas precisam permanecer fechadas, no caso de edifícios residenciais e comerciais.

Já as portas corta fogo de uso nas indústrias podem permanecer abertas por possuírem um sistema de contrapeso conectado a um fusível a 70 °C e quando o ambiente atinge essa temperatura, o sistema é acionado e a porta é fechada automaticamente, garantido a segurança do local e das pessoas.

As portas corta fogo possuem classificações que determinam o seu tempo de resistência ao fogo, sendo P-30, P60, P-90, P-120 e P-240 e todas devem ser fabricadas com excelentes materiais, que sejam resistente ao fogo, e de acordo com as normas técnicas de segurança e qualidade.

Postagem criada em: 09/03/2023 - 13:20


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.