Equipamento de Proteção Contra Incêndio

Uma porta de incêndio, também conhecida como porta corta fogo, porta de emergência ou simplesmente por PCF, é um equipamento fundamental e obrigatório para compor um sistema de segurança contra incêndio e pânico em todo edifício residencial ou comercial que possuam quatro ou mais andares, exceto as residências unifamiliares, e ambientes que circulam um grande número de pessoas, como hospitais, aeroportos, cinemas, teatros, shoppings centers, centros de convenções, centros comerciais, casas noturnas, museus, escolas, igrejas, entre outros locais.

A instalação de portas corta fogo é uma exigência determinada pelo Corpo de Bombeiros, juntamente com outros equipamentos, como hidrantes, mangueiras, extintores, luz de emergência, sinalizadores, entre outros itens, para garantir a segurança devida ao empreendimento e aos seus ocupantes.

Essas portas têm a finalidade de impedir ou retardar a propagação da fumaça e do fogo de um ambiente para outro e permitir que haja uma evacuação do local de forma segura e sem pânico e dar acesso facilitado às ações do Corpo de Bombeiros para o resgate e combate ao incêndio.

As portas de emergência são classificadas de acordo com o tempo de resistência que podem suportar ao fogo, sendo as seguintes:

  • Portas P-30 - Possuem 30 minutos de resistência ao fogo;

  • Portas P-60 - Possuem 60 minutos de resistência ao fogo;

  • Portas P-90 - Possuem 90 minutos de resistência ao fogo;

  • Portas P-120 - Possuem 120 minutos de resistência ao fogo;

  • E Portas P-240 - Possuem 240 minutos de resistência ao fogo.

Cada porta é indicada para locais específicos, fator importante na hora da compra, e as portas para uso em áreas industriais possuem especificações diferentes, elas precisam ter maior resistência ao fogo e podem permanecer abertas para facilitar a passagem de cargas, empilhadeiras e carros e, em caso de uma ocorrência de incêndio, elas se fecham automaticamente por meio de um sistema de contrapeso conectado a um fusível a 70 °C que é acionado quando atinge essa temperatura.

É muito importante realizar a sua aquisição de portas corta fogo através de uma boa fabricante, que desenvolva os seus produtos em cumprimento com todas as normas técnicas de segurança e qualidade.

Postagem criada em: 09/03/2023 - 13:53


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.