Portas de Emergência para Áreas Industriais

Há muitos tipos de modelos de portas corta fogo, como portas corta fogo simples, que possui apenas uma folha, há o modelo duplo, com duas folhas, há o modelo guilhotina e o modelo de porta corta fogo de correr. Cada modelo de porta é indicada para locais específicos, sendo que as de correr e as guilhotinas são indicadas para serem instaladas em áreas industriais, por serem locais de alto risco.

As portas corta fogo são fundamentais para garantir a segurança de pessoas e de edifícios em caso de uma ocorrência de incêndio, elas têm a finalidade de impedir ou retardar o alastramento das chamas e da fumaça de um ambiente para outro, permitindo que as pessoas evacuem o local em segurança e que haja acesso às ações do Corpo de Bombeiros.

Como pode perceber, as portas corta fogo fazem parte de um sistema de segurança contra incêndio e pânico, e, diferentemente de outros tipos de portas que devem ser mantidas fechadas, as portas de emergência de correr podem permanecer abertas, por possuírem um sistema de contrapeso para o seu fechamento integrado a um fusível a 70 °C, e, quando o local atinge essa temperatura, o fusível é acionado e a porta se fecha automaticamente.

Esse tipo de porta possui 240 minutos de resistência ao fogo, portanto ela favorece um tempo de quatro horas para a evacuação do local e a chegada e atividades do Corpo de Bombeiros. Outra características deste tipo de porta é a classificação quanto às dimensões do vão que precisará vedar, sendo as seguintes:

  • Classe A; portas para até 3m² de abertura;

  • Classe B: portas para 3 a 9m² de abertura;

  • Classe C: portas para 9 a 15m² de abertura;

  • Classe D: portas para 15 a 25m² de abertura.

Para atender as necessidades do sistema de segurança contra incêndio e pânico de uma indústria, as portas de emergência de correr devem ser fabricadas de acordo com as normas técnicas de segurança e qualidade da ABNT NBR 11.711, além de ter a sua eficiência comprovada através de teste e ensaios realizados pelo IPT (Instituto de Pesquisas tecnológicas do Estado de SP) e pela CERTA, uma instituição certificadora de produtos.

Postagem criada em: 08/03/2023 - 14:47


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.