Portas de Emergência Específicas

As portas corta fogo em geral ou portas de emergência, como são conhecidas, são parte integrantes de um sistema de segurança contra incêndio e pânico de toda edificação que possuam mais de quatro andares ou empreendimentos que há um grande fluxo de pessoas, como em hospitais, shoppings centers, cinemas, igrejas, estabelecimentos comerciais, entre outros locais.

Esse sistema de segurança contra incêndio e pânico é uma exigência do Corpo de Bombeiros, os quais devem incluir, além das portas de emergência, extintores, hidrantes, luz de emergência, rotas de fuga, entre outros. 

Essas portas de emergência são divididas em portas corta fogo, que são indicadas para serem instaladas em edifícios residenciais ou corporativos que possuam mais de quatro andares e devem ser desenvolvidas seguindo as normas NBR 11.742, e em portas corta fogo industriais, as quais são projetadas de acordo com a norma NBR 11.711 e para serem instaladas em indústrias.

Elas são, normalmente, fabricadas em fibras de lã, cerâmica ou em aço, mas podem ser encontradas em outros tipos de materiais, e devem ser instaladas em áreas que possuam escadas com acesso a uma câmara e com o tamanho padrão que permite a passagem de uma cadeira de rodas.

A finalidade destas portas é impedir a propagação do fogo e da fumaça para outros ambientes de uma edificação em caso de uma emergência, permitir a saída segura dos ocupantes e permitir acesso facilitado para a ação da equipe do Corpo de Bombeiros.

A escolha correta de uma porta de emergência deve ser de acordo com o projeto de segurança contra incêndio e pânico, e elas seguem uma classificação que indica a quanto que podem suportar o calor e as chamas, que são as seguintes: P30, P60, P90 e P120.

Conte com uma boa empresa fabricante para realizar a sua aquisição de uma porta de emergência de forma segura e confiável, para garantir a segurança do próprio edifício ou empreendimento e das pessoas que circulam por eles. 

Postagem criada em: 28/02/2023 - 15:51


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.