Para o que servem os separadores de umidade?

Já ouviu falar em separadores de umidade? Os separadores de ar são utilizados em tubulações, trocadores de calor ou em outros lugares dependendo das precauções e preparo dele. O separador de ar atua nos sistemas para forçar a condensação da umidade no ar, e assim expulsar resíduos de sujeiras, pó, resíduos, e líquidos que foram condensados (água e óleos) que podem acabar danificando o bom funcionamento do sistema.

Os separadores de umidade para ar comprimido são colocados após o reservatório e antes do sistema que trata o ar. Ele pode ser composto por:

  • Placa defletora;
  • Elemento espiral ou;
  • Elemento condensador.

No final das tubulações de condensação, que é onde os separadores de ar se encontram, é importante que seja instalado um item para fazer a drenagem do que foi condensado e outro item que faça a expulsão desses condensados de dentro do sistema do compressor de ar.

Os separadores de umidade podem ser encontrados com encaixes para posições horizontais e verticais, e devem passar por vários testes antes de serem instalados por profissionais treinados para efetuar essa categoria de serviço, pois como é utilizado em aparelhos que funcionam com vapor seco, qualquer umidade que permaneça pode danificar o bom funcionamento do equipamento causando problemas e gastos com manutenção ou trocas de peças, ou do próprio aparelho.

O aparelho de ar comprimido, que utiliza a energia elétrica e a transforma em energia pneumática que é utilizada na utilização de ferramentas, utiliza desses separadores de umidade para retirar qualquer gotícula ou umidade que tenha em seu sistema, pois ele funciona apenas através de ar seco, e a umidade pode acabar estragando seus componentes e funcionamento.

Postagem criada em: 15/03/2022 - 20:05


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.