Reatores químicos para processos industriais

Um reator de processo químico é um equipamento, denominado vaso, destinado a realizar variadas reações químicas, especialmente nas indústrias, tendo a sua principal função maximizar essas reações, realizar transferência de calor e de massa. Estes reatores químicos são amplamente utilizados por indústrias dos mais variados segmentos, sendo as que mais utilizam as indústrias alimentícias, papel e celulose, químicas, petroquímicas, energética, minerador, farmacêutica, siderúrgica, entre outras.

Geralmente este equipamento é super desenvolvido e precisa ter alta qualidade para exercer a sua função de modo eficiente e segura, de forma a atender as necessidades das operações industriais, e garantir a segurança dos colaboradores em suas atividades diárias. O reator químico é classificado como uma ferramenta termoquímica por utilizar energia em forma de calor e largamente usado em conjunto a equipamentos polimerizadores e catalíticos.

Os reatores químicos devem ser fabricados de acordo com as normas e regulamentações exigidas, especialmente segundo a norma ASME Sec. VIII - Div.1. para que o seu desempenho seja adequado e assegurar a proteção de quem o manusear. As características dos reatores químicos são diferentes, de acordo com o tipo do processo químico a ser realizado dentro de uma indústria. Essas reações químicas podem ser formato em serpentina, meia-cana interna, meia-cana externa ou encamisados. 

Os reatores químicos para os processos industriais são fabricados em materiais diversos, como alumínio, aço inox, aço carbono e outras ligas especiais. Esses reatores químicos podem ser projetados de forma customizados e personalizados, de forma a atender as especificações do cliente, de acordo com a sua necessidade.

Antes de adquirir um reator químico, a indústria precisa verificar a experiência e confiabilidade do fabricante, para que ofereça um produto de qualidade, seguro, durável, de forma que exerça a sua função adequadamente, otimizando assim a produtividade do cliente.

Postagem criada em: 10/11/2022 - 16:15


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.