Vasos de pressão são recipientes de diversos tamanhos e formatos para armazenamento de fluidos que podem entrar em contato com fogo, ou não. Nos casos em que os fluidos dentro do recipiente não possam entrar em contato com fogo, ou calor, deve ser sinalizado com placas.

Para armazenar fluidos e gases nas indústrias, é necessário a utilização de vasos de pressão, isso porque cada um dos elementos precisa de tipos de pressões diferentes para poder ser armazenado corretamente.

Por ser um item que pode ser personalizado para melhor utilização e armazenamento dos fluidos, os vasos de pressão são encontrados nas indústrias de diversos tamanhos e formas, sendo a mais comum a forma cilíndrica. Um fabricante de vaso de pressão consegue auxiliar na escolha do formato e tamanho que for necessário para o tipo de fluido que vai ser abrigado no vaso, além do material mais indicado para a fabricação dele.

É necessário seguir as normas presentes na NR13 para a fabricação dos vasos de pressão, assim o equipamento será feito de maneira correta e segura. 

A NR13 é uma regulamentação de caldeira, vasos de pressão e tubulações ligadas à operação dos equipamentos, a norma tem como principal intuito preservar o desempenho dos equipamentos e a segurança de seus operadores e funcionários que trabalham próximo a caldeiras e vasos de pressão.

Os fabricantes devem sempre seguir as normas da NR13, antes de efetuar sua compra verifique se o fabricante responsável pelo vaso de pressão segue os requisitos para a fabricação desses equipamentos.

Postagem criada em: 21/03/2022 - 14:51


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.