Maior Segurança em Sistema de Gás

Uma mangueira de gás é uma peça flexível que serve para transportar o gás do botijão ou cano até as bocas do fogão, cooktop e forno para aquecer e preparar os alimentos. Mas é preciso tomar certos cuidados na hora da sua instalação para não colocar em risco a saúde e segurança das pessoas com possíveis vazamentos que podem causar incêndios e explosões.

Uma mangueira para transportar o gás que se utiliza em fogões precisam ser fabricadas de acordo com as normas técnicas de segurança e qualidade da NBR 8613 da ABNT, ou seja, elas precisam ser de material plástico transparente e possuir uma tarja amarela onde deve ter a inscrição do número da norma estabelecida, e o seu comprimento padrão deve ser de 80 cm.

Outros cuidados devem ser tomados na hora da instalação, quanto a sua posição que não deve ficar dobrada e nem esticada e deve evitar posicionar a mangueira atrás do fogão onde possui fonte de calor e pode danificar o produto e provocar vazamentos. Deve-se ficar atento também com o prazo de validade que é de 5 anos, após o vencimento, a mangueira deve ser trocada ou sempre que apresentar algum dano ou desgastes.

O material de fabricação das mangueiras utilizadas em fogões e outros equipamentos para transportar o gás deve apresentar muita resistência a altas pressões e a corrosão a fim de que o gás seja transportado com a máxima segurança possível, preservando a integridade física, segurança e saúde dos usuários.

Nunca adquira mangueiras para transportar gás de um ponto a outro de fabricante duvidosa, conte sempre com uma fabricante confiável e especialista, com boas referências, para garantir a segurança do local e de todos os presentes.

Postagem criada em: 11/04/2023 - 13:07


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.