Tubo duplo em trocadores de calor?

Os trocadores de calor são feitos de diversos materiais e de diversos modelos para suportar fluidos, gases e líquidos, para efetuarem trocas térmicas entre si. Porém, em alguns casos um fluido pode acabar corroendo um desses materiais que compõem os tubos dos trocadores, enquanto o outro fluido não interfere em nada. Nessas situações é indicado que seja utilizado um tubo duplo.

O trocador de calor duplo possui exatamente a mesma função que os outros trocadores de calor, a diferença é sua fabricação e composição, que utiliza um tubo revestido por outro material formando uma camada sobre o tubo, sendo assim chamado de tubo duplo.

A troca térmica nesse tipo de tubo é feita pela parte interna do tubo menor e o outro fluido faz sua passagem pelo caminho entre os dois tubos, dessa forma é feita uma troca térmica feita de forma indireta, onde os dois fluidos não se encontram e não se misturam no mesmo local dentro do trocador.

Trocadores de tubo duplo são utilizados quando o fluxo da quantidade de fluidos é baixa e a troca térmica não é com uma diferença muito grande de temperatura, e é utilizado o deslocamento em contra corrente dos fluidos.

No dia a dia os trocadores de calor são utilizados em ar condicionado, refrigeradores, aquecedores e condensadores, porém o fluxo de troca é em quantidades controladas e algumas vezes em alta ou baixa velocidade.

Para garantir que a troca térmica está ocorrendo corretamente os tubos internos precisam estar limpos e em boas condições, caso o aparelho esteja apresentando falha ou um desempenho baixo, é necessário que seja feita uma manutenção para fazer a limpeza, ou em casos piores, a troca de uma peça do aparelho para melhorar seu funcionamento.

Postagem criada em: 22/03/2022 - 14:19


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.