Trocador de calor por placas — tipo Chiller

Além de trocadores em tubos, que fazem a permutação térmica através de seus tubos (simples, duplos e múltiplos), temos outros tipos de trocadores como os que utilizam placas. A função é a mesma: fazer a troca de calor entre fluidos.

Durante a troca térmica é normal que o equipamento seja forçado para conseguir fazer a permutação térmica entre os fluidos. No trocador de calor chiller, a água escorre em direção oposta à entrada do outro fluido que está aquecido, agindo de maneira contracorrente para resfriá-lo.

O trocador no modelo chiller utiliza placas para fazer a troca térmica entre fluidos, normalmente um líquido e outro podendo ser gasoso ou líquido. As placas são colocadas sobre barras de sustentação para manter as placas seguras, e assim a água escorre por essas placas resfriando elas e o outro fluido que está aquecido e precisa ser refrigerado. 

No trocador chiller há canais por onde os fluidos passam pelas placas, essas são presas através de um sistema de compressão, e com isso os fluidos não vazam para fora. Além disso, o trocador chiller possui outros modelos, como por imersão e contrafluxo.

O modelo de permutador de calor chiller é visto como um dos queridinhos das indústrias, já que tem maior economia por não ter tanto desperdício e de água, além de ser rápido e de fácil manipulação.

Procure por fabricantes responsáveis e confiáveis que sigam as normativas de segurança para a fabricação de trocadores de calor, assim garantindo a durabilidade, qualidade do equipamento e segurança para todos os envolvidos em seu manuseio.

Postagem criada em: 22/03/2022 - 17:49


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.