O que é e qual a função de um Radiador industrial?

Os radiadores são aparelhos feitos para realizar a troca de temperaturas entre fluidos presentes para realizar a refrigeração ou aquecimento dos equipamentos. O radiador industrial é utilizado da mesma forma, porém em maior escala para conseguir suprir toda a carga de fluidos presentes para manter o desempenho de produção dos maquinários aos quais são aplicados.

Essa categoria de radiadores, possui um feixe tubular por onde um dos fluidos transita em sentido oposto ao outro para realizar a permutação de suas temperaturas opostas e realizar a refrigeração ou aquecer o maquinário, melhorando seu desempenho e evitando sobrecargas de funcionamento do motor.

As indústrias que optam pela utilização desses radiadores, acaba tendo uma maior economia já que esses aparelhos funcionam com um gasto mínimo e de maneira acessível, evitando que haja problemas nas máquinas ocasionando em paradas e, por consequência, evitando a necessidade de um grande número de manutenção em seus motores que estariam sobrecarregados.

Por ser compacto, os radiadores presentes no ambiente industrial ocupam menos espaço e podem ser alocados em diversos tipos de ambiente, como grandes espaços, ou até mesmo em locais com espaço reduzido pela presença de outros equipamentos maiores.

Os fluidos mais utilizados nos radiadores são água e gás, e como dependem de quais fluidos são utilizados para ter um desenvolvimento mais alto ou baixo, a utilização desses dois fluidos são favoráveis para que ele atue em sua qualidade máxima. 

A manutenção desses equipamentos deve ser feita regularmente para verificar o estado de funcionamento, averiguar se houve desgaste de peças e fazer sua limpeza. A falta de manutenção pode ocasionar em problemas de funcionamento e desgastes excessivos, chegando a ser necessária a troca do equipamento.

Postagem criada em: 25/03/2022 - 20:45


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.