Equipamentos de troca térmica para indústrias

Para manter uma indústria em funcionamento é necessário a compra de equipamentos para o início da produção, entre esses equipamentos temos os trocadores de calor, que são normalmente utilizados em máquinas para diminuir seu superaquecimento.

Os equipamentos industriais de troca térmica fazem a troca de temperatura entre fluidos frios e quentes, esses fluidos podem variar entre: água, óleo, gases, vapor de água, entre outros líquidos e gases. 

Indústrias químicas, petroquímicas, farmacêuticas, siderúrgicas, metalúrgicas e até mesmo alimentícias, usam esses equipamentos de troca térmica em suas instalações, dessa forma o maquinário tem um melhor desempenho, já que os permutadores de calor ficam instalados e fazem a troca entre o fluido que sai do motor para o fluido de temperatura contrária. Ou seja, se o motor dispensa vapor e utiliza água para seu resfriamento, o equipamento de troca térmica condensa o vapor expelido fazendo a liquefação dele e tornando ele em água para ser reutilizado.

Os equipamentos de troca térmica são essenciais para o funcionamento das indústrias, por isso devem ser fabricados de acordo com protocolos e as normas de segurança exigidas, além de passarem em uma bateria de testes rigorosos para comprovar sua qualidade e segurança durante o manuseio. Inclusive esses testes são um meio de atestar sua durabilidade e verificar se o cálculo de expansão máxima foi feito corretamente, já que os trocadores podem ter contato com baixas e altas temperaturas ao longo do seu tempo útil.

Para adquirir um equipamento de qualidade procure por empresas com experiência em fabricar os equipamentos, e que sigam os protocolos e normas de segurança para produção e utilização do equipamento.

Postagem criada em: 23/03/2022 - 13:32


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.