O que são permutadores de calor?

Permutadores de calor, são equipamentos que fazem a troca de energia térmica entre dois fluidos, sejam eles líquidos ou gasosos, normalmente usado em condensadores, aquecedores e sistemas de refrigeração. Esse item é importante para que o equipamento efetue sua função corretamente.

Um dos modelos existentes e muito utilizado são os de casco e tubo, este permutador de calor é o mais vantajoso entre os outros pela sua rapidez e facilidade em fazer a troca térmica entre os fluidos. 

Enquanto um dos fluidos faz a passagem pela parede do casco, o outro fluido vem pelo outra direção por dentro dos tubos internos fazendo a troca de calor entre os dois.

Formas de utilização de permutadores de calor

Os permutadores de calor casco e tubo são encontrados em ar condicionado e aquecedores no nosso dia a dia, mas são mais comumente utilizados pelas indústrias na manipulação de petróleos e produtos químicos.

Essa categoria de permutador também pode ser utilizada de forma intermediária, normalmente utilizadas para fluidos em estado gasoso, onde os gases em alta temperatura passa pelos tubos, onde o calor fica armazenado, e em seguida os gases frios atravessam a mesma passagem e assim os gases frios absorvem o calor, fazendo com que a troca de calor seja efetiva.

Os permutadores de calor devem passar por diversos testes rigorosos que comprovem sua qualidade e bom funcionamento, para garantir a segurança de seu uso nos equipamentos de conversão de calor, segundo as normas regulamentares exigidas. Procure fabricantes e distribuidores que sigam as normas e comprovem a qualidade de seus produtos.

Postagem criada em: 16/03/2022 - 17:47


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.