Manutenção regulares e retubagem

Permutadores de calor são responsáveis por fazer a troca térmica entre dois fluidos, sendo eles gases ou líquidos, de temperaturas opostas, essa troca de temperatura é responsável pelo bom funcionamento de máquinas que precisam de aquecimento ou resfriamento.

Os permutadores, outra nomenclatura para trocadores, estão presentes em outros aparelhos do nosso uso diário, como refrigeradores, aquecedores, condensadores e no ar condicionado.

Para que os permutadores mantenham seu funcionamento corretamente é necessário que sejam feitas manutenções regulares nos equipamentos e maquinários, assim serão feitas limpezas e vistorias para avaliação de desgastes e reparos.

Em alguns casos, o trocador pode acabar tendo problemas que interfiram no seu desempenho para efetuar a troca térmica, como fissuras, desgastes excessivos e é necessário que seja feita uma manutenção de retubagem.

retubagem de permutadores nada mais é que uma manutenção para melhorar a vida útil e o desempenho do aparelho de troca térmica, é feito um corte e reposição do trecho com grande desgaste, normalmente ocorre nas extremidades dos tubos. Caso o problema seja muito grave, como um erro na estrutura, é necessário que seja fabricado um novo feixe para substituir e resolver o problema por completo.

Mantenha a manutenção dos equipamentos sempre em dia, pois qualquer pequeno problema encontrado será resolvido mais facilmente e gerando menos custos. Se a manutenção for feita sem datas regulares ou de forma desleixada pode ocorrer um grande problema que seja necessário um maior custo para substituir uma peça, uma parte do equipamento ou até mesmo ele por completo.

Postagem criada em: 22/03/2022 - 20:38


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.