Equipamento de filtragem para indústrias

O filtro pré capa é amplamente utilizado por indústrias químicas e alimentícias, e tem a finalidade de filtrar solventes, vinhos, xarope de açúcar, destilados, cervejas, álcool, sucos em geral, vinagre, entre outros produtos. Este filtro é desenvolvido por um fabricante especializado, e este equipamento pode ser produzido de forma padronizada ou personalizada, de forma a atender as propriedades técnicas de acordo com as necessidades do cliente e de cada aplicação.

Os filtros de pré capa funcionam por meio de um sistema de filtração sob pressão hidráulica para a correta remoção de sólidos insolúveis. Tais filtros pré capa são constituídos de um tanque de filtragem de cilindro vertical e placas verticais apoiadas em tubo coletor em seu interior, com formato em retângulo e desmontáveis. Essas placas possuem um tecido para a filtração e uma rede de apoio para evitar que este tecido se feche. O filtro é constituído por tampas no tanque, tanto na parte superior quanto na parte inferior, dobráveis, apropriadas para o basculamento.

Os equipamentos de filtragem fornecidos pelo fabricante são filtros verticais ou horizontais e placas verticais, possuem um vaso de pressão de corpo cilíndrico com dois tampos abaulados, e em sua estrutura é fixado um destes tampos e instaladas as tubulações de entrada e saída de fluídos. E ainda possui um sistema de bicos spray de alta pressão ou um sistema vibratório com movimentação pelo eixo excêntrico destinados para o serviço de autolimpeza. Este tipo de filtro oferece algumas vantagens, sendo elas: baixo custo de operação, maior facilidade de limpeza através de bicos spray e vibradores, controle de vazão por válvulas, melhor rendimento e placas com planicidade e rigidez, com a finalidade de não quebrar a torta durante a operação.

Há variadas soluções desses filtros pré capa, dependendo do fabricante, e é através dessas soluções que vai determinar o aumento da vida útil do equipamento, e bem assim a sua eficiência. É preciso realizar manutenções de forma periódica para garantir a vida útil prolongada do equipamento e seu estado de conservação, e para isso ser eficaz, é preciso analisar os seguintes itens: condições do desempenho, estrutura da placa filtrante, manutenções de pintura e polimento, necessidade de troca de malhas e tecido.

Postagem criada em: 09/11/2022 - 14:45


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.