Tupias — o que são e qual sua utilização

A tupia é uma ferramenta elétrica utilizada em marcenaria para fazer diversos entalhes na madeira, diferente das serras que são utilizadas na posição horizontal, as tupias são utilizadas de maneira vertical, e possuem ser acopladas diferentes pontas para realizar o acabamento do corte ou perfuração feita pela tupia.

As lojas de ferragens e de itens de marcenaria possuem diversas ferramentas à venda que não costumamos ver em uso diário, caso não seja um profissional dentro da área, e a venda de tupias é uma delas. E assim como essas outras ferramentas encontradas nesse tipo de loja e distribuidoras, devem ser manuseadas por profissionais habilitados ou pessoas que já tenham algum contato com esse tipo de ferramenta para poder manuseá-la com cautela sem grande perigo.

Existem diferentes modelos de tupias que podem ser encontradas à venda no setor de marcenaria, são elas:

  • Tupia de coluna — utilizada para aplicação de dobradiças, fechaduras, cortes para encaixe e para acabamentos;

  • Tupia manual (laminadora) — utilizado para realizar encaixes, chanfros, entalhes, acabamentos, molduras, e outros serviços;

  • Tupia de mesa — esse modelo é fixo e é indicado para uso em grandes projetos, para sua utilização também é necessário a utilização de fresas (pontas) maiores que as utilizadas nos outros dois modelos de tupia.

A utilização de equipamentos de proteção individual (EPI) é uma medida obrigatória que deve ser cumprida por todos aqueles que fazem o uso e manuseio de ferramentas, até mesmo se não está manuseando, mas está dentro do local da utilização da ferramenta é necessário que utilize os equipamentos de proteção para maior segurança.

Postagem criada em: 19/04/2022 - 20:59


Sobre a categoria dessa página Distribuidor: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por distribuidores. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.