Remoção de Líquidos e Solventes de Amostras

O evaporador rotativo é uma máquina usada para remover líquidos e solventes de uma determinada amostra por meio do processo de evaporação. É constituído normalmente por tubos verticais cilíndricos em espiral que fazem rodar devido a um motor elétrico, onde os líquidos são aquecidos e a água é eliminada pela evaporação.

Eles são usados em grande variedade de processos laboratoriais, indústrias farmacêuticas que requerem a remoção de líquidos, como destilação, refrigerantes, fermentação, desidratação e secagem.

Este equipamento é usado para aumentar a eficiência do processo de destilação, destilação fracionada ou concentração de solutos. Ao contrário dos equipamentos de destilação convencionais, a separação de vapor se dá por meio de uma ação mecânica contínua, o que garante maior eficiência. 

Além disso, possui capacidades de evaporação muito superiores, permitindo trabalhar com volumes maiores e temperaturas mais baixas. Esta eficiência cria maior produtividade e segurança nos processos. Por isso, é extremamente importante para empresas de processamento de alimentos, cosméticos e farmacêuticos, que precisam de equipamentos fiáveis e de alta performance.

O processo de remoção dos líquidos e solventes de uma amostra ocorre no interior do equipamento por meio de uma temperatura elevada e baixa pressão. Esses equipamentos foram desenvolvidos para a realização de destilação simples, desidratação, liofilização, recuperação de solventes e recristalizações, realizando a troca de calor por meio da rotação do motor.

Investir em um rotaevaporador oferece um grande número de benefícios. Ele é mais eficiente que os evaporadores convencionais e possui menor índice de manutenção. Além disso, permite uma melhor regulação da temperatura e sistemas de condensação mais eficientes, o que permite o uso em diferentes tipos de aplicações. 

Para garantir a eficiência nos processos de evaporação de líquidos e solventes de amostras nos laboratórios, é fundamental buscar por uma empresa especialista e competente para realizar uma compra desse equipamento de forma segura e confiável, tendo a certeza que estará adquirindo produtos de alta qualidade.

Postagem criada em: 21/09/2023 - 16:24


Sobre a categoria dessa página Distribuidor: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por distribuidores. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.