Equipamento para Aquecer Líquidos e Sólidos

Banho maria para laboratório é um recipiente, geralmente de metal, usado para aquecer ou refrigerar líquidos e reações químicas em laboratórios. O equipamento consiste em duas câmaras separadas, cada uma contendo água quente ou vapor de água. A câmara inferior, que contém a água quente, é conectada a um fornecedor de energia, geralmente uma resistência elétrica. 

A parte superior da cuba está vedada hermeticamente para evitar que qualquer vapor escape e para impedir que a temperatura aumente além do necessário. O líquido ou reações químicas são colocadas na câmara superior, onde são aquecidos pelo calor proveniente da água quente na câmara inferior.

Este equipamento é usado comumente em experiências de química, biologia, física, farmácia e outras áreas de ciências relacionadas.

Ele consiste em uma ou mais cubas, geralmente feitas de aço inoxidável resistente a altas temperaturas, inseridas em um recipiente maior, preenchido com água aquecida. Esta água é aquecida por meio de elementos aquecedores, tais como resistência elétrica ou vapor. 

O aquecimento da água é controlado com um termostato que regula automaticamente a temperatura. Alguns modelos também possuem um manômetro para controlar a pressão de vapor.

Esses equipamentos têm várias aplicações, sendo a mais comum o aquecimento de soluções químicas. Ele também é utilizado para evaporar líquidos, reduzir pressões de vapor, desidratar sólidos, realizar reações de saponificação, destilação fracionada, hidratação, homogeneização de soluções e preparar amostras para análise.

As potências de aquecimento ou refrigeração variam de acordo com cada modelo de banho maria, fator crucial para escolher o que seja mais adequado às necessidades das aplicações que serão exercidas no laboratório.

É de suma importância buscar por empresas especializadas no fornecimento desses equipamentos para adquirir produtos seguros e confiáveis para garantir o bom desempenho e deixar o seu laboratório bem equipado.

Postagem criada em: 19/09/2023 - 16:35


Sobre a categoria dessa página Distribuidor: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por distribuidores. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.