Medição da Intensidade da Luz em Amostras

Um espectrofotômetro para laboratório é um dispositivo óptico que mede a intensidade da luz de uma determinada amostra em um ou mais comprimentos de onda da luz em resposta a substâncias químicas. O princípio básico da operação envolve a passagem da luz por meio de uma substância química e a medição da quantidade de luz absorvida e transmitida pelo material. 

A absorção da luz pode ser usada para determinar a concentração de uma substância particular, sua estrutura molecular ou outras características específicas. O espectrofotômetro pode ser usado para análise qualitativa ou quantitativa de substâncias químicas ou misturas, normalmente com a finalidade de identificar ou quantificar determinados componentes, o seu uso é indispensável nos laboratórios.

Um espectrofotômetro mede a energia luminosa em todos os comprimentos de onda, desde o infravermelho até o ultravioleta, e pode fornecer informações sobre a composição química do material molecular. Os espectrofotômetros são usados em muitos tipos de experimentos científicos, desde a análise da luz para determinar a até a análise de produtos farmacêuticos para verificar seu teor de medicamento. Eles também são usados em aplicações industriais, como o controle de qualidade de produtos.

Os espectrofotômetros geralmente são compostos por dois componentes principais: uma fonte de luz (como uma lâmpada de arco) que proporciona luz de vários comprimentos de onda, e um detector que mede a quantidade de luz absorvida ou transmitida pelo material. O espectrofotômetro registra então os dados em gráficos, que mostram a quantidade de luz em cada comprimento de onda. Esses gráficos permitem que os cientistas determinem a composição química do material.

A função desses equipamentos consiste em analisar a composição química de uma determinada amostra, diagnosticar doenças ou monitorar o processamento industrial. Eles utilizam uma luz branca e uma fórmula para determinar a porcentagem de cada comprimento de onda que esteja presente na luz de forma precisa e eficiente.

Para garantir um espectrofotômetro de qualidade e confiável para a realização dos trabalhos com esse equipamento em seu laboratório, conte com uma empresa especialista e confiável para realizar a aquisição de produtos de qualidade, seguros e com alto desempenho.

Postagem criada em: 21/09/2023 - 13:21


Sobre a categoria dessa página Distribuidor: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por distribuidores. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.