Separação de Líquidos e Sólidos em Amostras

Uma microcentrífuga para laboratório é um dispositivo compacto usado para separar amostras biológicas, líquidas ou sólidas, por meio da centrifugação. O equipamento possui um motor que gira um eixo a velocidades extremamente altas para forçar as partículas à base do tubo, onde elas se separam por densidade ou tamanho. 

Essa forma de separação é muito útil na realização de análises químicas para detectar componentes minúsculos em soluções, bem como em estudos de biologia molecular, como a PCR (reação em cadeia da polimerase) e a clonagem. Esses equipamentos são essenciais nos laboratórios, especialmente nos que realizam pesquisas.

Normalmente ela tem capacidade para até 12 tubos de ensaio. É muito importante para a análise em laboratórios de pesquisa, e ela funciona com alta velocidade, provocando a peletização de proteínas ou ácidos nucléicos, microfiltração de pequenas amostras aquosas e coleta de líquido em fundo de um tubo, o que elimina desperdícios.

A microcentrífuga é utilizada para acelerar processos de sedimentação, como a separação de partículas sólidas ou líquidas, ou mesmo para a purificação de moléculas e proteínas. Esta velocidade de rotação é controlada por um motor elétrico que aumenta a força centrífuga, permitindo que as partículas sejam separadas de acordo com sua densidade.

Alguns modelos de microcentrífugas possuem programas pré-definidos para realizar os trabalhos mais comuns. Outras possuem recursos adicionais, como temporizadores, variadores de velocidade e funções de aquecimento para realização de processos de diferenciação de temperatura.

Em geral, os tubos usados na microcentrífuga são fabricados em vidro ou plástico, com capacidades variadas, desde 0,5 mL até 50 mL. O tamanho do tubo depende do volume da amostra a ser centrifugada e eles são menores que os tubos convencionais.

As microcentrífugas são ferramentas seguras, mas devem ser manuseadas com cuidado para evitar acidentes. Elas também exigem regularmente uma limpeza e manutenção constante para garantir seu correto funcionamento.

Postagem criada em: 27/09/2023 - 11:25


Sobre a categoria dessa página Distribuidor: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por distribuidores. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.