Precisão na Transferência de Soluções

Uma pipeta sorológica é um instrumento preciso usado para medir e transferir líquidos ou soro em volumes exatos e em pequenas quantidades. É amplamente usado em laboratórios em geral para realizar testes e análises de amostras biológicas, como análises de sangue, por exemplo. 

O design da pipeta varia de acordo com a marca e modelo, mas geralmente ele consiste em um vidro cilíndrico reto, onde sua extremidade inferior serve para sugar e transferir os líquidos, com um orifício bem pequeno para evitar desperdícios, e sua parte superior é projetada com um bocal para encaixar o pipetador de borracha, funcionando como um conta gotas.

O seu funcionamento dá-se pelo sugamento do líquido até atingir a sua capacidade total para depois esse líquido ser transferido para um outro recipiente até a última gota, sem provocar nenhum desperdício da solução, sendo um procedimento totalmente confiável e preciso, utilizando um pipetador de borracha de três vias de sucção.

Este instrumento é fundamental em laboratórios clínicos e de pesquisa nos quais são realizados testes sorológicos e outros procedimentos que exigem uma manipulação precisa de misturas líquidas. 

Ele normalmente tem uma haste tubular transparente, chamada tubo graduado, com várias marcações ao longo do comprimento. Essas marcações permitem que se registre o volume da amostra a ser transferida, podendo ser parcial ou total. 

O líquido é retirado do recipiente de origem usando o bico de válvula de borracha e, em seguida, é transferido para o recipiente de destino, mantendo as marcações no tubo graduado. O volume da amostra pode ser ajustado conforme o número de gotejamento, permitindo que o líquido seja transferido de 0,1 a 5,0 mL da amostra.

Este dispositivo é amplamente utilizado em testes sorológicos, a fim de identificar anticorpos e antígenos. É também usada para a transferência segura de amostras para análise em microscópios ópticos, cromatografia líquida, eletroforese e outros procedimentos de laboratório.

Postagem criada em: 28/09/2023 - 14:08


Sobre a categoria dessa página Distribuidor: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por distribuidores. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.