Filtragem de Amostras Laboratoriais

Papel filtro laboratório é um tipo de papel resistente, absorvente e que não se desintegra quando em contato com líquidos. Este papel é usado para separar sólidos e líquidos em experiências de laboratório. A sua porosidade permite que líquidos passem através dele, enquanto sólidos ficam retidos. Ele é usado em vários procedimentos laboratoriais, como filtrações, extrações, separações etc. Existem diversos tipos de papel filtro para laboratório, sendo cada um adequado a uma determinada aplicação.

Há dois tipos de filtração: a filtração simples e a filtração a vácuo. Na filtração comum, o papel deve ser dobrado ao meio duas vezes, dando-lhe o formato pregueado, aumentando a área, o que otimiza o processo de filtração. 

Após o papel filtro ser dobrado, ele é colocado em um funil de vidro, adicionando a mistura a fim de dar início a filtragem, retendo a parte sólida e escoando o líquido pelos poros do papel, o qual é coletado em um recipiente que deve ser colocado abaixo. 

Os materiais utilizados para análises e pesquisas nos laboratórios, em sua grande maioria, precisam passar pelo processo de filtragem, portanto, saber escolher o papel filtro de forma correta é fundamental para que o resultado seja eficiente. Para fazer a escolha certa é necessário levar em consideração alguns fatores, como o tipo de amostra que será filtrada e o seu tamanho, para amostras grandes, é recomendado utilizar papel com maior porosidade e para amostras menores, é indicado papel com menor porosidade. A resistência do papel filtro também é relevante, pois uns são mais resistentes a certos tipos de materiais e outros, para outros tipos.

Portanto, o teor de umidade, a retenção de água, a porosidade, a densidade, a permeabilidade, o tamanho da peneira, a resistência mecânica e a resistência química são alguns dos fatores que devem ser considerados.

Além disso, o uso adequado de produtos químicos, como a amônia, glicerina, acetona, álcool, ácido clorídrico, água, detergentes, solventes e lixívia, pode ser necessário para garantir que o material seja adequado para a aplicação pretendida. As instruções de uso específicas devem sempre ser seguidas. 

Postagem criada em: 27/09/2023 - 13:50


Sobre a categoria dessa página Distribuidor: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por distribuidores. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.