A cerâmica técnica é um termo informal utilizado para apresentar os diversos tipos de cerâmicas existentes. Esses tipos de cerâmicas são de alta tecnologia, também conhecidas como cerâmica de engenharia ou avançadas, e são desenvolvidas com matérias-primas de primeira linha e de alta pureza química, como a alumina, zircônia, ítrio, cério, entre outras.

Elas possuem características especiais, como alta dureza e resistência a altas temperaturas e ambientes agressivos, tornando-as destaque e uma escolha inteligente na produção de muitos produtos, como os isolantes elétricos.

Esses tipos de cerâmicas podem ser produzidos por meio de diferentes técnicas e processos de tecnologia de ponta, em que os materiais utilizados são moídos até atingir partículas bem finas, chegando a escalas nanométricas.

Após esse processo, o material moído é levado a um forno de alta temperatura para adquirirem propriedades térmicas, elétricas, mecânicas, químicas e outras. Todo esse processo faz com que os tipos de cerâmicas existentes tenham excelente durabilidade, o que garante uma vida útil longa, sendo ideais para serem aplicadas nas instalações elétricas em diversos setores industriais.

As cerâmicas possuem características específicas de dureza elevada, baixa rugosidade, inércia química e uma excelente capacidade de suportar altas temperaturas e corrosão. Ao contrário dos metais, as cerâmicas possuem baixa densidade, o que proporciona proteção contra impactos e reduz a força do projétil em aplicações de proteção balística e blindagem.

Cerâmicas de alta qualidade e que proporcione uma excelente funcionalidade e alto desempenho devem ser adquiridas por meio de distribuidores competentes e ampla experiência no mercado a fim de fornecer produtos de qualidade, resistentes e duráveis a fim de atender as necessidades específicas nas instalações industriais.

Postagem criada em: 28/12/2023 - 11:41


Sobre a categoria dessa página Distribuidor: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por distribuidores. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.