Componente de Segurança para Portas

Uma barra para porta de aço, denominada barra antipânico ou barra de saída de emergência, é um dispositivo de segurança instalado em portas corta fogo de edifícios comerciais, industriais ou públicos. Essa barra é projetada para permitir uma evacuação rápida e eficiente em situações de emergência, como incêndios ou outras ameaças que exijam a evacuação imediata do local.

A principal função da barra antipânico é facilitar a abertura rápida da porta em direção ao exterior, permitindo que as pessoas saiam do edifício com facilidade e sem a necessidade de chaves ou outros dispositivos. Ela é acionada pressionando-se a barra horizontal, que é instalada na parte interna da porta.

Esse tipo de dispositivo é especialmente importante em locais com grande circulação de pessoas, como estabelecimentos comerciais, escolas, teatros, cinemas, indústrias, entre outros. As normas de segurança em muitos países exigem a instalação de barras antipânico em certos tipos de edifícios para garantir a segurança pública em caso de emergência.

A barra antipânico é uma alavanca horizontal instalada na parte interna da porta corta fogo. Ela permite que a porta seja aberta facilmente pressionando a barra horizontal, sem a necessidade de girar maçanetas ou chaves.

As barras antipânico são fabricadas de acordo com normas específicas, as quais estabelecem requisitos rigorosos para o design, instalação e desempenho desses dispositivos. Há dois tipos de barras antipânico: a barra antipânico push, que fica mais afastada da porta, e a touch, essa ficando mais próxima da porta.

A instalação adequada das barras antipânico é crucial para garantir seu funcionamento eficaz. Deve ser realizada por profissionais qualificados, seguindo as instruções do fabricante e as normas locais. Elas requerem manutenção regular para garantir seu desempenho adequado, com verificações periódicas para garantir que todas as partes estejam em boas condições de funcionamento.

Vale ressaltar que as informações acima são gerais e as regulamentações específicas podem variar de acordo com o país e a região. Sempre consulte as normas locais e, se necessário, consulte um especialista em segurança contra incêndios para garantir que seu sistema de barras antipânico atenda aos padrões necessários.

Postagem criada em: 16/01/2024 - 11:27


Sobre a categoria dessa página Distribuidor: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por distribuidores. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.