Afinal, o que é aquele giz em jogos de bilhar?

Muitas pessoas sabem como funciona a sinuca e outras variáveis de jogos de bilhar, claramente sabemos o que cada um dos componentes presentes são, e qual a sua função dentro do âmbito dos jogos de bilhar, mas existe um elemento que é uma incógnita para muitas pessoas: o giz!

Sim, aquele gis branco e o giz azul em formato quadrado muitas vezes são utilizados sem um motivo aparente por pessoas que jogam socialmente a sinuca. Muitos ainda brincam dizendo que não fazem ideia qual o sentido e o efeito do giz, mas que mesmo assim o utilizam pois passar um “ar mais profissional” quando se está jogando sinuca.

Na verdade o giz na sinuca, e em outros tipos de jogos de bilhar, é utilizado para diminuir a diferença da superfície do taco em encontro com a bola. Isto porque a ponta do taco possui pequenos círculos um dentro do outro fazendo com que a tacada seja uniforme, porém com o passar do tempo e da utilização do taco, a ponta acaba tendo desgastes e ficando desigual em algumas partes.

O giz especial é utilizado para deixar a ponta mais uniforme novamente, pois em atrito com a ponta o giz acaba agregando à superfície da ponta ondulada do taco, por isso não é preciso friccionar com força o taco no giz, só de girar e manter os dois em contato, a ponta já vai ficar com os resquícios necessários para ficar uniforme e deixar a sua tacada mais precisa durante a partida.

Agora que você já sabe para o que serve o giz do bilhar, que tal experimentar usar ele do jeito certo e compartilhar essa informação com seus amigos?

Postagem criada em: 31/08/2022 - 16:56


Sobre a categoria dessa página Distribuidor: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por distribuidores. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.