Afinal, o que é aquele giz em jogos de bilhar?
Muitas pessoas sabem como funciona a sinuca e outras variáveis de jogos de bilhar, claramente sabemos o que cada um dos componentes presentes são, e qual a sua função dentro do âmbito dos jogos de bilhar, mas existe um elemento que é uma incógnita para muitas pessoas: o giz!
Sim, aquele gis branco e o giz azul em formato quadrado muitas vezes são utilizados sem um motivo aparente por pessoas que jogam socialmente a sinuca. Muitos ainda brincam dizendo que não fazem ideia qual o sentido e o efeito do giz, mas que mesmo assim o utilizam pois passar um “ar mais profissional” quando se está jogando sinuca.
Na verdade o giz na sinuca, e em outros tipos de jogos de bilhar, é utilizado para diminuir a diferença da superfície do taco em encontro com a bola. Isto porque a ponta do taco possui pequenos círculos um dentro do outro fazendo com que a tacada seja uniforme, porém com o passar do tempo e da utilização do taco, a ponta acaba tendo desgastes e ficando desigual em algumas partes.
O giz especial é utilizado para deixar a ponta mais uniforme novamente, pois em atrito com a ponta o giz acaba agregando à superfície da ponta ondulada do taco, por isso não é preciso friccionar com força o taco no giz, só de girar e manter os dois em contato, a ponta já vai ficar com os resquícios necessários para ficar uniforme e deixar a sua tacada mais precisa durante a partida.
Agora que você já sabe para o que serve o giz do bilhar, que tal experimentar usar ele do jeito certo e compartilhar essa informação com seus amigos?
Postagem criada em: 31/08/2022 - 16:56
Veja Também em Nosso Blog
- Segurança e Eficiência no Armazenamento de Água
- Bebedouro Eficiente para Rebanhos
- Qualidade e Confiança em Caixas D’água
- Como Escolher Reservatórios Metálicos Seguros
- Qualidade e Segurança em Reservatórios Metálicos
- Ergonomia e Saúde no Ambiente Corporativo
- Prevenção e Resposta a Incêndios no Trabalho
- Prevenção e Consciência em Ambientes de Trabalho
- Capacitação para Resgate em Espaços Confinados
- Segurança do Trabalho e Gestão de Riscos
- Capacitação para uso de EPIs
- NR 05 e a Atuação da CIPA nas Empresas
- Retorno Seguro ao Trabalho com ASO
- ASO e a Segurança na Rotina Empresarial
- PCMSO e a Saúde em Pequenas Empresas
- Preço de Laudo Ergonômico e Escolha Certa
- LTCAT e o Direito à Aposentadoria Especial
- SIPAT como Ferramenta de Prevenção
- PGR e a Prevenção de Riscos no Trabalho
- Saúde Ocupacional e Prevenção no Trabalho
Sobre a categoria dessa página Distribuidor: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por distribuidores. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.