Prevenção elétrica — instrumento de medição

Para manter um sistema elétrico funcionando perfeitamente e avaliar sua quantidade de uso, é utilizado um aparelho específico para isso, o instrumento de medição. Esse aparelho é usado para fazer medição de grandezas presentes na rede elétrica, como voltagem, corrente e resistência elétrica.

O instrumento de medição é utilizado por técnicos profissionais que fazem vistorias e manutenção nas redes e sistemas elétricos de diversas edificações comerciais e residenciais, e utilizam essa ferramenta para conseguir averiguar se há falhas durante a utilização da energia elétrica, desta forma conseguem realizar os reparos e manutenções necessárias para resolver esse problema.

A medição da energia elétrica deve ser feita por profissionais com datas regulares para manter o bom funcionamento da rede e do sistema elétrico do local, assim podem ser feitas manutenções preventivas antes que a falha ou problema fique maior, necessitando a troca de itens do equipamento elétrico.

As lojas que têm a venda de instrumentos de medição costumam fazer a venda para profissionais e empresas, mas o aparelho também pode ser encontrado em distribuidoras físicas e on-line. Seu uso é indicado para profissionais, empresas especializadas e estudantes da área (de preferência com a supervisão de um responsável), pois é uma ferramenta utilizada juntamente com energia elétrica, algo que não temos total controle, portanto algo perigoso.

É obrigatório a utilização de equipamentos de proteção (EPI) para o manuseio do instrumento de medição, pois é mais um dos aparelhos existentes que sua operação é um risco de lesão e perigo de vida. Dentre os equipamentos obrigatórios encontram-se luvas, botas especiais e óculos de proteção.

Postagem criada em: 20/04/2022 - 21:00


Sobre a categoria dessa página Distribuidor: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por distribuidores. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.