Eficiência na Separação de Moléculas Biológicas

Uma cuba para eletroforese é um dispositivo usado para separar moléculas de DNA, RNA e proteínas, sendo um equipamento indispensável nos laboratórios. É constituída por uma bandeja de plástico transparente, a qual contém compartimentos separados para diferentes soluções. 

Esta cuba é preenchida com soluções aquosas, contendo partículas carregadas de forma que elas possam mover-se sobre um campo eletromagnético. Uma corrente elétrica é então passada através da solução, fazendo com que as partículas se movam na direção do oposto da carga elétrica. 

As partículas então se separam em diferentes camadas, dependendo do seu tamanho e da sua carga elétrica. Isso permite que os cientistas separem, identifiquem e quantifiquem as diferentes partículas presentes na solução.

A eletroforese é uma técnica de separação comumente usada em laboratórios para a separação de componentes de proteínas, ácidos nucléicos e outras moléculas biológicas. Em seu formato mais básico, um cubo de gel é preenchido com um buffer salino que contém uma corrente elétrica . As moléculas são então separadas por tamanho, forma ou carga elétrica.

O cubo de gel de eletroforese é utilizado para análises de DNA, RNA, proteínas e outros produtos químicos. A técnica pode ser usada para estudar a estrutura, a função e a localização dos componentes de uma amostra biológica. Também é usada para analisar amostras para detectar diferenças na concentração ou na composição molecular dessas amostras.

A CGE é realizada em camadas de gel de poliacrilamida ou agarose, que são preenchidas com um meio eletrolítico. Esta solução eletrolítica permite que a corrente elétrica flua através do gel. Os constituintes das amostras, dependendo do tamanho, composição e carga, se movem para frente ou para trás na presença da corrente elétrica. Uma vez que as moléculas cheguem ao final do gel, elas podem ser identificadas por um detector de raios ultravioleta.

Essa técnica é extremamente sensível e eficiente na separação de amostras biológicas complexas. Ela também é rápida e fornece resultados rápidos. Além disso, é relativamente barata e fácil de realizar. Por essas razões, ela é amplamente utilizada em laboratórios de biotecnologia.

Para obter resultados precisos e eficientes dos experimentos laboratoriais, seja  dos mais simples ao complexo, é fundamental contar com empresas especializadas para fornecer produtos de alta qualidade, confiáveis e seguros para realizar a sua aquisição.

Postagem criada em: 20/09/2023 - 16:54


Sobre a categoria dessa página Distribuidor: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por distribuidores. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.