Placa vibratória — ferramenta para pavimentação

Em alguma época do ano vemos vários pontos da cidade recebendo reformas, reparos ou manutenções, sejam praças, calçadas e, a mais vista, as ruas recebendo uma pavimentação nova. Para realizar o trabalho de pavimentação, são utilizados materiais e equipamentos específicos, um deles é a placa vibratória, que é um equipamento utilizado para a compactação dos materiais que vão formar o novo pavimento.

Sabe aquele aparelho que é passado por cima dos grãos pretos no chão que se unem formando a nova camada de pavimentos? Pois é, esse é o equipamento responsável por fazer com que os materiais granulados se unam e resultem nesse novo pavimento, afinal sem a compactação dos materiais granulares não haveria a nova camada e sim uma camada que se desfaria em pouco tempo.

Por ser um produto de utilização voltada para indústria de construção, a venda de placa vibratória é feita apenas por empresas autorizadas para realizar esse tipo de venda, pois é um equipamento pesado e que deve ser manuseado por profissionais da área, evitando acidentes e lesões durante sua operação.

Placa vibratória x compactador de solo

Esse equipamento pode ser confundido com o compactador de solo, porém há algumas diferenças entre eles. Entenda a diferença entre os dois equipamentos:

  • Compactador de solo — utilizado em solos desnivelados e para compactar solos com granulações e grande quantidade de argila, mais utilizado em obras para fundações e criar uma base para a colocação de pisos;

  • Placa vibratória — utilizada para compactar granulares soltos como britas, areia e pedras de pavimentação, ou seja, utilizada para tapar buracos e no recapeamento de pavimentação.

Agora que você já sabe a diferença entre os dois equipamentos sabe que o compactador de solo é utilizado mais em construção por ajudar a compactar e firmar terrenos irregulares, enquanto a placa vibratória é utilizada em solos de concreto, britas e asfaltos, por conta de sua estrutura mais firme.

Postagem criada em: 26/04/2022 - 20:50


Sobre a categoria dessa página Distribuidor: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por distribuidores. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.