Gás Especial para Análises e Cromatografia

O hélio analítico é uma técnica de análise instrumental amplamente utilizada em diversos campos da ciência e da indústria. Trata-se de uma técnica de análise de gás que utiliza o hélio como gás de arraste, possibilitando a separação e a identificação de componentes em uma amostra. 

Uma das principais aplicações do hélio analítico é na cromatografia gasosa, uma técnica analítica poderosa para separação e identificação de compostos voláteis em uma amostra.

Nesse processo, a amostra é vaporizada e injetada em uma coluna cromatográfica, onde os componentes se separam com base em suas interações com a fase estacionária da coluna e o gás de arraste, que é geralmente hélio. 

A alta eficiência da separação alcançada pelo hélio permite a análise precisa de misturas complexas, como os compostos orgânicos em amostras ambientais, alimentos, produtos farmacêuticos e muitos outros.

Além disso, o hélio é inerte e não reativo, o que o torna ideal para uso em cromatografia gasosa, pois não interfere nas interações entre os componentes da amostra e a fase estacionária da coluna.

Outra aplicação importante desse gás é na espectrometria de massa, uma técnica que permite a identificação e a quantificação de compostos com base na massa e na carga de íons produzidos a partir da amostra.

O hélio é frequentemente utilizado como gás de arraste no processo de ionização da amostra, pois permite a produção de íons estáveis e reprodutíveis, contribuindo para a precisão e a sensibilidade da análise.

Além das aplicações em cromatografia gasosa e espectrometria de massa, ele também é utilizado em outras técnicas analíticas, como a cromatografia líquida acoplada à espectrometria de massa (LC-MS) e a cromatografia supercrítica. 

Os benefícios do hélio incluem a alta sensibilidade, a precisão e a reprodutibilidade das análises, bem como a capacidade de analisar uma ampla variedade de amostras com diferentes composições químicas. Além disso, ele é um gás inerte e seguro, o que minimiza os riscos de reações químicas indesejadas durante a análise. 

Em resumo, esse gás desempenha um papel fundamental na análise de compostos em uma variedade de campos, fornecendo informações valiosas para a pesquisa científica, o controle de qualidade e o desenvolvimento de produtos em diversas indústrias.

Postagem criada em: 06/03/2024 - 09:52


Sobre a categoria dessa página Distribuidor: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por distribuidores. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.