Como locomover líquidos abrasivos com segurança

Nas indústrias químicas, principalmente, é comum ter que lidar com diferentes tipos de fluidos que não possuam o pH neutro, e por isso acabam sendo corrosivos, viscosos ou abrasivos, o que pode acabar danificando alguns tipos de materiais que entrarem em contato com eles.

Mas como é uma indústria, há a necessidade da utilização ou armazenamento desse tipo de fluido, e para que ele seja transportado até o local onde deve ser usado ou armazenado, é necessário utilizar um dispositivo que faça isso sem que tenha contato humano direto, e se seja seguro para não contaminar ou ser contaminado por nenhum tipo de resíduo externo.

Para realizar a transferência desses fluidos químicos são utilizadas bombas de deslocamento, isto é, equipamentos que realizam a transferência dos fluidos de um ponto a outro de forma rápida e segura dentro do ambiente industrial.

Os líquidos abrasivos podem acabar causando desgastes e danificar componentes com os quais entra em contato, portanto é preciso que seja utilizada uma bomba para líquido abrasivo mais especificamente, dessa forma ela não será danificada, ou pelo menos não terá um desgaste tão rápido como se utilizado uma bomba de transferência comum.

Um modelo que pode ser utilizado para realizar o deslocamento de fluidos abrasivos é a peristáltica, ela é a mais indicada para esse tipo de fluido, assim como também é utilizada para fluidos corrosivos, mas também há modelos centrífuga e de duplo diafragma que podem realizar a transferência de líquidos abrasivos também, mas a peristáltica é a mais utilizada tanto pela método de produção (materiais, tecnologia, etc), quanto pelo método como seu sistema funciona durante a movimentação do fluido abrasivo.

Postagem criada em: 05/07/2022 - 20:51


Sobre a categoria dessa página Distribuidor: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por distribuidores. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.