Aquisição de capacetes de segurança

A cabeça é uma parte do corpo humano bem sensível e que fica bastante exposta a riscos iminentes de acidentes de trabalho. Por conta disso, os capacetes de segurança do trabalho foram desenvolvidos para a devida proteção e segurança dos trabalhadores que ficam expostos a uma série de riscos à sua integridade física e à sua saúde.

Os capacetes de proteção fazem parte dos chamados Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e são de uso obrigatório e individual por parte do colaborador de uma empresa ou indústria. E como todo EPI, os capacetes de proteção devem ser fornecidos de forma gratuita por parte da empresa aos seus funcionários. 

Essa obrigatoriedade de ambas as partes é uma exigência dos órgãos competentes do Ministério do Trabalho e Emprego e Segurança do Trabalho e deve ser seguida rigorosamente, a fim de disseminar ou minimizar os acidentes de trabalho relacionados à cabeça, que por vezes terminam em óbito.

A cabeça demanda constante proteção contra impactos a fim de preservar a integridade física e saúde do trabalhador, portanto a empresa deve garantir a segurança de seu colaborador fornecendo capacetes de qualidade e eficiente. Para a empresa adquirir capacetes de forma segura é importante contar com um bom distribuidor de capacete EPI.

Para que essa aquisição seja totalmente segura, o distribuidor deve fornecer capacetes de segurança que tenham o Certificado de Aprovação (CA), o que comprova que tal EPI foi testado e aprovado para o devido uso pelo INMETRO.

O empregador deve-se atentar para os tipos de capacetes de segurança na hora de fornecer aos seus colaboradores, pois cada tipo exerce um grau de proteção diferente. O tipos de capacetes de proteção são:

  • Capacete tipo I: Possui aba total, indicados para uso em trabalho em área externa para a proteção no topo da cabeça;

  • Capacete tipo II: Possui aba frontal e é recomendado para a proteção da parte superior e lateral da cabeça, conferindo proteção também ao rosto e área dos olhos;

  • Capacete tipo III: Não possui abas, é um modelo mais compacto e confere proteção geral da cabeça e utilizado por empresas de segmentos variados.

Além dessas características dos capacetes de proteção, eles são classificados em Classe A e B. Os capacetes de classe A tem a finalidade de proteger contra impactos de natureza geral, mas sem proteção contra choques elétricos. Já os capacetes de Classe B oferecem proteção contra choques elétricos.

Postagem criada em: 01/12/2022 - 14:22


Sobre a categoria dessa página Distribuidor: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por distribuidores. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.