Proteção aos eletroeletrônicos

O filtro de linha chapa é um equipamento que tem a finalidade de proteger os equipamentos eletroeletrônicos, tais como monitores, computadores, entre outros, contra ruídos e surtos de tensão que são bastante frequentes nas redes de eletricidade.

Embora muitos pensem que esse filtro e a extensão se trata da mesma coisa, há um equívoco nessa compreensão. Este tipo de filtro é um equipamento constituído por fusíveis e/ou chave disjuntora que tem o objetivo de aumentar a proteção contra as flutuações muito frequentes nas instalações de rede elétrica, enquanto a extensão é apenas um fio com uma tomada para maior versatilidade em usar os pontos de energia elétrica.

Esse equipamento precisa atender as especificações regulamentadoras do INMETRO e as especificações das portarias Nº 335/2011 e 107/2012. Estes filtros podem ser encontrados em vários modelos, e cada modelo tem uma aplicação diversificada, os quais podem atender desde residências até empresas. 

Entre os variados modelos existentes no mercado, esses filtros são fabricados com fio mais curto, com 1 metro, ou com fio mais longo, de até 3 metros. Para atender necessidades específicas, pode-se listar os seguintes modelos:

  • Tomada dupla, modelos com 8 ou 10 tomadas e são mais compactos;

  • Tomada espaçada, essa versão possui tecla luminosa e com até 10 tomadas;

  • Tomada reta, com opções de 2 até 12 tomadas.

Como já foi dito, há bastante semelhança entre as extensões e esses filtros, mas com funções distintas. A diferença é que as extensões não oferecem proteção aos equipamentos eletroeletrônicos e os filtros sim, em caso de curto circuito ou sobrecarga, por exemplo, o fluxo de energia é interrompido pelo fusível, evitando dessa maneira a queima dos aparelhos eletroeletrônicos.

E quando o assunto é proteção e segurança, é muito importante levar em conta a escolha por produtos com qualidade, portanto é indispensável ter um bom distribuidor, responsável e comprometido em fornecer produtos devidamente certificados e qualificados, que garantem a exata função prometida de forma eficiente.

Postagem criada em: 29/11/2022 - 09:13


Sobre a categoria dessa página Distribuidor: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por distribuidores. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.