Uma balança para laboratório é um dispositivo usado para medir com precisão massa ou peso de materiais. Elas tendem a ser construídas em um design robusto e tem um alto nível de precisão, exigência necessária para aplicações de laboratório. Uma balança destinada ao uso em laboratório pode incluir luzes de advertência, telas LCD, funções adicionais como travamento de tara, auto-calibração e memórias de pesagem.

Existem vários tipos diferentes de balanças próprias para serem utilizadas em laboratório disponíveis no mercado, desde os modelos digitais básicos aos avançados, que usam tecnologia de medidas ópticas ou lasers. Estes tipos de balanças geralmente apresentam resultados muito precisos e não requerem a calibração frequente, tornando-se úteis para aplicações científicas e industriais.

Essas balanças, normalmente, são classificadas com base na capacidade de pesagem. As balanças de baixa capacidade podem pesar objetos até alguns gramas ou miligramas, enquanto as balanças de alta capacidade podem pesar quantidades de vários quilogramas ou toneladas. 

Alguns modelos permitem ainda o ajuste da precisão para obter um resultado mais exato, sendo possível também selecionar a unidade de medida (gramas, quilogramas, libras, etc). Há diversos tipos de balanças disponíveis no mercado que são desenvolvidas segundo os parâmetros da metrologia internacional e certificadas pelo INMETRO.

Esse equipamento é essencial para a realização de medidas precisas de pesos e volumes, tanto para análises laboratoriais quanto para fins industriais. É uma ferramenta confiável para medir com precisão pequenos volumes e massas de materiais líquidos e sólidos, tornando-se uma peça indispensável quando se trata de exatidão das medições. 

Uma balança para uso laboratorial deve possuir boa sensibilidade para medir pequenas quantidades de materiais, bem como ser capaz de detectar variações de peso com precisão. 

Além disso, a balança deve ser capaz de reagir rapidamente às variações para evitar erros nas medições. Estas características tornam a balança para laboratório muito importante para qualquer tipo de pesquisa ou experimento realizado no laboratório.

Postagem criada em: 19/09/2023 - 16:08


Sobre a categoria dessa página Distribuidor: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por distribuidores. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.