Ágar bacteriológico ou agar é um produto de polissacarídeo usado como meio de cultura para fomentar o crescimento bacteriano em laboratório. É obtido a partir de algas marinhas vermelhas que são concentradas e purificadas. O ágar é caracterizado por sua superfície gelatinosa quando adicionado a água e aquece, resultando em uma solução transparente viscosa. 

É comumente usado na microbiologia para determinar se uma bactéria é capaz de fermentar e crescer na presença de diferentes nutrientes e condições ambientais. O ágar fornece nutrientes às bactérias, como sais, aminoácidos, carboidratos e vitaminas, permitindo a reprodução e o crescimento das células.

A composição do meio de cultura pode variar dependendo do tipo de experimento sendo realizado. Por exemplo, o meio líquido pode ser enriquecido com nutrientes extras, enquanto o meio de cultura sólido pode conter sais, glicose e outros componentes para favorecer o crescimento de bactérias específicas.

O ágar também é usado para testar a toxicidade de substâncias químicas, pois o meio de cultura pode ser manipulado para incluir substâncias que possam inibir o crescimento das bactérias.

Os resultados obtidos com o ágar bacteriológico variam de acordo com a concentração de nutrientes, a temperatura de incubação, a quantidade de oxigênio disponível e outras variáveis.

O ágar tem um grande destaque entre os tipos de meios de cultura existentes pela sua grande concentração de carboidratos e estrutura química rica em nutrientes. Esse meio de cultura é utilizado para a determinação de meios diferenciais,  quando estabelece as diferenças entre microrganismos parecidos, e de meios seletivos, quando permite o estudo de grupos de microrganismos sem a proliferação de outros no mesmo ambiente.

Além disso, ele ainda pode ser utilizado como ingredientes de meio de cultura desidratado, nesse caso, ele precisa ser diluído em água destilada ou deionizada e ser esterilizado em autoclave.

Postagem criada em: 19/09/2023 - 10:34


Sobre a categoria dessa página Distribuidor: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por distribuidores. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.