Dentro de um sistema hidráulico é comum, e necessário, a presença de bombas para efetuar o deslocamento da água e de líquidos que se fazem presentes. Um dos modelos de bomba hidráulica que pode ser utilizada no sistema é a bomba de engrenagens.

Ela funciona transformando a energia mecânica gerada por hidráulica, isto é, ela funciona através do fluxo de água que passa por ela para fazer o transporte dos líquidos através de suas engrenagens.

Seu funcionamento é contado por rotações (RPM) por minuto e litros por minuto (LPM), já que seu sistema de engrenagem trabalha com uma quantidade de massa de água e com a rotação de suas engrenagens, diferente de outros tipos de bombas hidráulicas que realizam suas funções através da pressão de ar ou por impulsores, como é o caso de bombas pneumáticas e bombas centrífugas respectivamente.

Onde são utilizadas as bombas de energia hidráulica?

A utilização das bombas por engrenagem é feita normalmente para sistemas hidráulicos para alimentação de residências, condomínios, mas também pode ser utilizado por fábricas e outras áreas do setor industrial para realizar o transporte e distribuição de água nas áreas internas de indústrias.

As bombas pneumáticas são comuns para transportes de fluidos, pois agem através da pressão do ar, as bombas centrífugas são destinadas à circulação e transporte de grandes quantidades de fluidos, sendo eles neutros ou viscosos e corrosivos. Mas a bomba de engrenagem é utilizada com água, já que seu funcionamento é feito de maneira hidráulica, contando as rotações de suas engrenagens pela quantidade de líquido que flui através delas.

Postagem criada em: 24/06/2022 - 20:57


Sobre a categoria dessa página Distribuidor: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por distribuidores. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.