Como escolher bombas para transferência de fluidos

As bombas hidráulicas são um tipo de dispositivo utilizado muito em fábricas e no setor industrial, para realizar a transferência de fluidos entre setores, ou para transportar diferentes fluidos para um equipamento ou tanque de armazenamento.

Mas não é qualquer tipo de bomba que pode ser utilizada nos setores industriais, cada tipo de fluido pode ter um bomba específica, ou há algumas bombas que podem ser utilizadas para realizar o transporte de fluidos variados.

Por exemplo, existem bombas que fazer a transferência de líquidos de pH neutro, e que não são as mais indicadas para transferir fluidos viscosos por conta da densidade deles, assim como também existem bombas que são específicas para realizar o transporte de fluidos de maneira mais convencional e as que fazer essa transferência de forma mais rápida, por isso deve ser analisado qual o tipo de fluido para decidir qual modelo de bomba terá um melhor desempenho para a tarefa.

Como os setores possuem diferentes tipos de líquidos e fluidos, também existe bomba para ácidos e bases, essas bombas são desenvolvidas de modo que não sejam danificadas com tanta facilidade por conta da corrosão que os ácidos podem causar. Esse é mais um exemplo que não é qualquer tipo de bomba que pode fazer a transportação dos líquidos entre os setores industriais.

Por isso, antes de instalar bomba de pressão, hidráulica, pistão, ou qualquer outro modelo, verifique quais são os fluidos que ela terá que lidar, para poder fazer uma escolha correta e não ter problema de desempenho ou com o equipamento por incompatibilidade.

Postagem criada em: 29/06/2022 - 20:58


Sobre a categoria dessa página Distribuidor: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por distribuidores. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.