Bomba para transporte de fluidos viscosos

Para evitar que fluidos tóxicos, corrosivos, abrasivos e sensíveis escaparem durante o seu transporte dentro das indústrias e ambientes industriais, em geral, deve ser utilizada uma bomba hidráulica específica.

Como esses fluidos não podem ficam em contato com o ambiente externo por questão de segurança, é comum que faça a utilização da bomba peristáltica, uma bomba desenvolvida especialmente para lidar com esse tipo de fluido quando realiza o seu transporte, sendo um método seguro para que os fluidos não tenham contato com o ambiente externo durante a transferência.

As bombas peristálticas são formadas apenas por três componentes, que são os responsáveis por todo o trabalho de transportar esse fluidos mais viscosos e tóxicos, os componentes são: 

  • Cabeçote;

  • Drive; 

  • Mangueira.

Dentre os itens que a compõem, apenas a mangueira possui chances de ficar desgastada, já que ela é a que tem contato direto com os fluidos abrasivos e corrosivos, que a bomba realiza a transferência, é o item que pode, e deve, ser trocado sempre que apresentar um nível de desgaste que pode comprometer o transporte e a integridade do fluido em questão.

Como a transferência de fluidos é muito comum no ambiente industrial, é ideal manter todos os equipamentos que lidam com isso em perfeito estado, para que possam ter um bom desempenho durante seu funcionamento.

A transferência de fluido feita por bomba tipo peristáltica é feita através de contrações e relaxamento feito pelo cabeçote da bomba, como se juntasse uma quantidade do líquido e o empurrasse aos poucos, até que ele chegue ao ponto de destino para ser armazenado, ou para ser utilizado.

Postagem criada em: 28/06/2022 - 21:00


Sobre a categoria dessa página Distribuidor: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por distribuidores. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.