Sistema de organização de Data Center

Rack piso é uma estrutura metálica que foi desenvolvida para acomodar e organizar componentes de rede e de informática, como nobreaks, servidores ou outros componentes existentes e necessários para um correto funcionamento e gerenciamento da infraestrutura de rede de uma empresa.

Além de abrigar, organizar e gerenciar, o rack piso também protege e aumenta a durabilidade de todos os componentes de TI utilizados em uma instalação de rede. O fato de organizar o ambiente de infraestrutura de rede de uma empresa, o rack piso facilita e muito a limpeza, as manutenções e futuras ampliações do projeto.

Os racks piso são desenvolvidos tanto abertos quanto fechados. Os racks fechados possuem portas, painéis laterais e fundos, eles podem ser trancados e proporciona maior segurança aos componentes, oferece maior organização por ocultar os cabos dos equipamentos, mas dificulta o resfriamento dos componentes, tendo que possibilitar algum tipo de refrigeração.

Os racks abertos não possuem portas e nem painéis laterais e fundos, costumam ter um custo mais baixo que os fechados, possibilitam o resfriamento adequado aos componentes por permitir a circulação de ar por todos os lados, acesso facilitado aos componentes, mas não possui segurança adequada, sendo indicados para serem utilizados em ambientes fechados, onde há acesso restrito de pessoas, e também ficam mais expostos a poeira, o que pode causar dano a longo prazo.

Para que este item indispensável nas empresas funcione de maneira correta, ele precisa ser adquirido através de um bom fabricante de rack piso. Ao comprar um rack piso deve-se levar em conta algumas considerações de acordo com a necessidade do projeto, como a dimensão do produto, a capacidade de carga suficiente para acomodar todos os componentes, portanto ele tem que ser robusto e confiável, precisa ter suficiência na refrigeração e flexibilidade de ampliação.

Antes de adquirir um rack piso, é preciso verificar a procedência do fabricante, tais como a sua experiência e compromisso em levar soluções inovadoras com um excelente custo-benefício e de qualidade comprovada.

Postagem criada em: 02/12/2022 - 09:57


Sobre a categoria dessa página Distribuidor: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por distribuidores. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.