Plaina — ferramenta para marcenaria

Quando um marceneiro recebe um pedaço de madeira para realizar algum tipo de trabalho é preciso limpar, remover sujeiras, imperfeições e deixar o pedaço utilizável para realizar um trabalho com a peça de madeira. Muitas vezes os pedaços que o marceneiro recebe são irregulares, pois vem direto de fábricas e madeireiras que não fazem um polimento com bom acabamento, apenas fazem uma limpeza superficial na madeira, o acabamento real fica por conta de quem obteve a peça.

Para realizar o nivelamento e deixar a peça de madeira mais lisa, sem ter farpas aparentes e soltas, é preciso utilizar uma ferramenta chamada plaina, ela possui dois modelos: manual e elétrica, sendo essa última com opções com fio e outra à bateria, sem fio. Ambas possuem a mesma função e método de funcionamento exceto por uma ser uma forma mais rápida do que a outra, enquanto a manual pode ser mais precisa já que a pessoa que a manuseia decide a força e onde exatamente irá passar a ferramenta.

Por ser uma ferramenta para nivelamento, muitos marceneiros optam ela manual se for para fazer pequenos ajustes, a venda de plaina manual ou elétrica é feita por empresas autorizadas, pois se trata de uma ferramenta voltada para trabalhos manuais, e deve ser manuseada por profissionais experientes, ou por pessoas habilitadas que saibam fazer o uso da ferramenta.

É sempre importante lembrar que para manusear qualquer ferramenta é obrigatório a utilização de equipamentos de proteção, não é apenas uma medida preventiva, mas sim uma exigência imposta por lei e apoiada por normas regulamentadoras de segurança do trabalhador, onde visa respaldar os trabalhadores que utilizam ferramentas perigosas ou trabalham em situações de risco para terem segurança durante o tempo de serviço.

Postagem criada em: 26/04/2022 - 20:52


Sobre a categoria dessa página Distribuidor: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por distribuidores. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.