Óculos de proteção no lugar certo

Óculos de segurança ou óculos de proteção são equipamentos primordiais de uso individual por um colaborador e para a correta proteção dos olhos e visão contra fagulhas e farpas, impactos de um objeto, exposição aos raios UVA e UVB no decorrer de uma atividade laboral que oferecem estes riscos.

Estes óculos de proteção fazem parte dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e são de uso individual, como já foi mencionado acima, e obrigatório, seguindo as orientações dos órgãos competentes, como o Ministério do Trabalho e Emprego e Segurança do Trabalho.

Há diferentes modelos de óculos de proteção e é preciso se atentar para escolher o modelo ideal, que vai depender do tipo de atividade a ser realizada e a luminosidade no local na hora de tal atividade. Portanto, para escolher o modelo ideal e que seja seguro e eficiente para garantir a correta proteção dos olhos e visão, é essencial contar com um bom fabricante de óculos de segurança.

A principal diferença entre os modelos de óculos de proteção disponíveis estão nas suas cores, as quais são específicas para cada atividade laboral, por isso é importante saber a finalidade de cada uma. Logo, vale ressaltar cada tipo e para que serve:

  • Óculos pretos ou cinzas: Ideais para as atividades em locais com muita luminosidade ou exposição ao sol, amplamente utilizado na construção civil;

  • Óculos transparentes: Bastante comuns, indicados para locais claros, com iluminação mediana, e sua função é proteger os olhos contra fagulhas e farpas, como em serviços de corte de grama e marcenaria;

  • Óculos vermelhos: Recomendados para atividades com o uso de laser;

  • Óculos verdes: Indicados para trabalhar com soldagem;

  • Óculos amarelos: Para uso em locais com baixa exposição à luz.

Todos os óculos de proteção precisam seguir a norma regulamentadora NR6 e possuir o Certificado de Aprovação (CA), o que indica que passou pelo teste e aprovação do INMETRO, comprovando assim a sua eficiência e função designada.

Contar com um bom fabricante vai garantir a aquisição de produtos seguros e confiáveis, o qual vai proporcionar a proteção adequada dos olhos e evitar a compra de produtos falsificados, colocando em risco a saúde ocular.

Postagem criada em: 30/11/2022 - 13:12


Sobre a categoria dessa página Distribuidor: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por distribuidores. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.