Preservação de Material Biológico

Um tubo criogênico para laboratório, também conhecido como criotubos, é um recipiente hermético de vidro ou plástico resistente, usado para armazenar ou transportar material biológico em temperaturas extremas, podendo atingir até -190 °C. 

O tubo é projetado para suportar as pressões extremamente baixas temperaturas, e o processo de congelamento deve ocorrer na fase gasosa do nitrogênio líquido, pois pode ocorrer vazamento e até quebra do tubo ao retornar em temperatura ambiente caso o processo seja feito em seu estado líquido. 

Geralmente, um criotubo possui uma tampa selada ou roscada, e essas tampas são alongadas para evitar vazamentos e o fundo do tubo é autossustentável. Os responsáveis sempre devem utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) ao manipularem esses criotubos a fim de minimizar os riscos de contaminação.

Os criotubos permitem que produtos químicos, amostras de sangue e outros materiais biológicos essenciais sejam armazenados por longos períodos de tempo em temperaturas abaixo de zero.

O uso de criotubos é ideal para projetos de pesquisa que exigem líquidos criogênicos, como aqueles relacionados à biologia molecular ou medicina. Estes tubos são projetados para armazenar altas pressões e temperaturas extremamente baixas, tornando-os ideais para muitos tipos de pesquisas. Eles também são úteis para outros fins, como o transporte de líquidos criogênicos para outros locais de pesquisa.

A maioria dos criotubos é feita de material resistente, pois precisam suportar temperaturas baixíssimas. Esses materiais permitem que o líquido criogênico seja armazenado sem correr o risco de vazamentos ou contaminação. 

Os criotubos são fornecidos por empresas especializadas e precisam ter garantia de qualidade e segurança para a confiabilidade e segurança dos testes realizados nos laboratórios.

Postagem criada em: 03/10/2023 - 11:29


Sobre a categoria dessa página Distribuidor: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por distribuidores. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.