Como funciona a dosagem de fluidos?

A utilização de bombas pneumáticas é muito comum no setor industrial, através delas é possível realizar o transporte de fluidos e líquidos entre equipamentos, setores, esse dispositivo também pode ser usado para realizar a transferência desses fluidos para uma local de armazenamento ao invés de apenas para fazer a utilização deles.

Mas não existem apenas esses tipos de bombas disponíveis dentro da indústrias, outros tipos que são muito utilizadas são as bombas dosadoras, esse modelo é utilizado para liberar porções de fluidos e líquidos de maneira mais controlada, diferente do que acontece com a maioria das bombas pneumáticas que fazem apenas o transporte dos fluidos, as bombas desse tipo são responsáveis por liberar a passagem de certas quantidades dos fluidos ao invés de apenas deixá-los chegar até o ponto final.

Outro local muito comum que é feita a utilização de bombas que efetuam dosagem são os postos de combustíveis, as bombas de abastecimentos são um exemplo de como funciona esse tipo de equipamento. Através de uma válvula e um contador é possível calcular a quantidade do fluido que foi liberada para poder encher o tanque dos veículos.

É necessário que seja acionado o dispositivo de liberação do fluido para que possa ser feita a dosagem dele, do contrário o fluido continuará preso sem chegar até o ponto que deveria. Esse dispositivo de liberação também pode ser feito de forma automática através de um comando ou programação prévia, assim como é feito nos postos de combustível quando se insere o valor e deixam a mangueira da bomba enchendo o tanque do carro até que chegue ao equivalente do valor definido.

Postagem criada em: 22/06/2022 - 20:57


Sobre a categoria dessa página Distribuidor: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por distribuidores. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.