Métodos de Fuga em Situações de Risco

Você já ouviu falar em portas corta fogo? Sabe para que elas servem e qual a real importância delas para casos de alto risco, como incêndios? Se não, vamos entender melhor ao longo deste texto. Atente-se às informações a seguir: 

Estes tipos de portas são considerados um mecanismo de proteção e pró-vida, e por este motivo torna-se de total importância e essencial a sua instalação em estabelecimentos ou edificações com mais de quatro andares, como componente principal de um sistema de saída de emergência.

Agora, vamos entender mais detalhes sobre estas portas e como elas funcionam:

Primeiramente, é importante saber que as mesmas podem ser conhecidas também como PCF, sendo resistentes ao fogo, grandemente utilizadas com a finalidade de garantir proteção das pessoas contra incêndios, também impedindo a passagem de fogo ou fumaça entre compartimentos, facilitando a fuga de pessoas e resgates.

Além disso, estas portas contam com importantes componentes que proporcionam o pleno funcionamento dos mecanismos da mesma, sendo uma combinação de vários materiais, como dispositivos de fechamento, dobradiças com mola e um mecanismo de travamento, batente, folha de porta, 3 dobradiças, trinco ou fechadura. Todos estes componentes precisam apresentar selos de certificação e produção.

Vale lembrar que estas portas precisam imprescindivelmente estarem adequadas às normas regulamentadoras vigentes em lei nacional, como por exemplo ABNT 11742 através do selo de certificação ABNT ou outra certificadora credenciada pelo INMETRO, bem como estarem de acordo com as exigências e recomendações feitas pelo corpo de bombeiros para serem aprovadas no AVCB.

Para a garantia de um equipamento qualificado e seguro, conte com a ajuda de uma empresa especialista no assunto.

Postagem criada em: 25/08/2021 - 09:44


Sobre a categoria dessa página Manutenção: Conheça um pouco mais sobre os serviços de manutenção oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.