Prevenção Contra Incêndio e Estruturas Ideais

Você já ouviu falar sobre porta corta fogo? Sabe para que serve e qual a grande importância destas portas para todo o sistema de segurança e saída de emergência? Se não, vamos entender melhor ao londo deste artigo. Atente-se aos detalhes e informações a seguir.

Primeiramente, precisamos entender que estas portas são de caráter obrigatório em qualquer tipo de estabelecimento. São muito utilizadas em prédios desde o ano 1970, mas foi somente a partir do ano de 1983 que a sua instalação passou a ser obrigatória em edifícios com mais de quatro andares.

Estas portas devem estritamente seguir todas as normas regulamentadoras, como a ABNT NBR 11.742, para a garantia de plena eficiência, segurança e qualidade.

De forma geral, esta estrutura é pensada e projetada para impedir e retardar a propagação de fogo em outros andares de um edifício, facilitando a evacuação e fuga de todos os presentes.

Como já destacado anteriormente, seu uso é obrigatório em edifícios com mais de quatro andares. Conhecida também como PCF, se trata de uma porta resistente ao fogo, utilizada com a finalidade de garantir proteção contra incêndios, também impedindo a passagem de fogo ou fumaça entre compartimentos, facilitando o resgate pelo corpo de bombeiros.

São diversos os componentes que proporcionam o pleno funcionamento dos mecanismos deste tipo de porta, sendo uma combinação de vários materiais, como dispositivos de fechamento, dobradiças com mola e um mecanismo de travamento, batente, folha de porta, 3 dobradiças, trinco ou fechadura. Todos estes componentes precisam apresentar selos de certificação e produção.

Entre em contato com uma empresa de confiança e qualificada para garantir a sua.

Postagem criada em: 23/08/2021 - 20:26


Sobre a categoria dessa página Manutenção: Conheça um pouco mais sobre os serviços de manutenção oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.