Habilitação Necessária para Serviços Aduaneiros

Afinal, você sabe do que se trata o comércio exterior, e quais são as principais atividades desenvolvidas neste meio? Se você já ouviu falar em importação e exportação, então certamente já conhece um pouco sobre comércio exterior, já que estes dois tipos de comércio são os principais que englobam a área.

Entretanto, esta área é um meio extremamente burocrático, a qual deve passar por diferentes processos para garantir uma saída e entrada de mercadorias regularizada, de acordo com as normas de cada país. Tendo isso em vista, empresas especialistas são contratadas para auxiliar nestes processos, necessitando imprescindivelmente de um habilitação de empresas na receita federal.

Mas o que exatamente é isto? Vamos entender melhor:

O primeiro passo para quem deseja trabalhar com importação e exportação é de certificar que a empresa está constituída e legalizada, estas são condições essenciais para que possa exportar ou importar.

Uma vez que a empresa atenda aos requisitos, deverá iniciar a habilitação para que possa utilizar o Siscomex (Sistema integrado de comércio exterior). Esta habilitação consiste no prévio exame daqueles que pretendem realizar operações de comércio exterior.

Podemos dizer que esta habilitação é um instrumento informatizado, ao qual é exercido o controle do governo no comércio exterior. É uma ferramenta que facilita e permite a adoção de um fluxo único de informações, o que elimina controles paralelos e diminui de forma significativa o volume de documentos que estão envolvidos nas operações.

Proporciona a integração de atividades de todos os órgãos gestores de comércio exterior, até mesmo o câmbio, o que permite o acompanhamento, controle e orientação das diversas etapas do processo de importação e exportação.

Postagem criada em: 15/10/2021 - 12:44


Sobre a categoria dessa página Consultoria: Conheça um pouco mais sobre Consultorias oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.