Conte com Ajuda Especialista em Comércio Exterior

Quando falamos sobre procedimentos de importação e exportação no comércio exterior, nos referimos a trâmites extremamente burocráticos e que exigem uma consultoria especializada para lidar da melhor maneira com a alfândega, garantindo que os produtos estejam totalmente regularizados, evitando assim o pagamento de taxas e multas. Sendo asism, contar com um despachante para comércio exterior é essencial.

E por que este serviço é tão importante? Qual o diferencial e vantagem que se atribui aos processos de comércio internacional? Vamos entender melhor: operações aduaneiras no Brasil são complexas e possuem diversas normas. Em diversas delas, um descuido simples leva a pessoa interessada a receber sanção pecuniária que pode ser inicialmente de R$ 500,00, o que tora necessária a consultoria de um despachante para evitar riscos

Este despachante consiste em um profissional que representa os armazéns alfandegados, transportadores, exportadores e importadores perante aos diversos órgãos intervenientes governamentais e entidades comerciais nos processos comerciais, logísticos, tributários, fiscais e aduaneiro visando a liberação de carga exportada ou importada.

No cotidiano isto é traduzido na preparação de documentos de base ao despacho aduaneiro, firmar termos de responsabilidade com os órgãos intervenientes, cotar transportes internacionais e nacionais, debitar os impostos incidentes em cada operação de importação, efetuar a classificação das mercadorias, entre outras coisas.

São diversas as áreas em que o despachante pode atuar. Antigamente se limitava a liberação de cargas em aeroportos e portos. Nos dias de hoje, com a globalização e o crescimento das operações de comércio exterior, o despachante deve apresentar fluência em mais de um idioma, conhecimentos sólidos de planejamento e visão sistêmica. De um modo geral, trabalhar como um consultor para operações aduaneiras.

Postagem criada em: 06/10/2021 - 18:24


Sobre a categoria dessa página Consultoria: Conheça um pouco mais sobre Consultorias oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.